Blog

Em que consiste uma Avaliação Psicológica?

Sabia que a avaliação psicológica é um ato exclusivo da Psicologia e um elemento distintivo da autonomia técnica dos psicólogos, em relação a outros profissionais?

A avaliação psicológica é um processo fundamental na Psicologia, que encaminha para uma intervenção psicológica de sucesso.

A mesma poderá ser mais formal, isto é, mais extensa, pormenorizada e com instrumentos de avaliação vários, que habitualmente se aplica ao estudo de possíveis diagnósticos (exemplo: Espetro de Autismo, etc.); outras vezes trata-se de uma avaliação mais breve, de menor duração, direcionada a uma problemática em específico muitas vezes já identificada e, portanto, o objetivo é mais centrado na medição da intensidade dos sintomas (exemplo: Ansiedade).

Mas como se processa a avaliação psicológica?

A avaliação é realizada por psicólogos, qualificados e com treino específico, obedece a um protocolo específico, elaborado caso a caso, onde são selecionados pelo psicólogo técnicas e instrumentos de avaliação validados, atualizados e fundamentados do ponto de vista científico. A avaliação pode contemplar diversos objetivos e possíveis resultados, na medida em que corresponde a um processo compreensivo do pedido do cliente e/ou das áreas envolvidas nos problemas identificados.

O psicólogo pode recorrer a vários informadores, de forma a reconhecer e validar diferentes tipos de informação, no caso das crianças por exemplo, revela-se fundamental recolher informação junto dos pais, escola, entre outros intervenientes do seu dia-a-dia.

O processo é voluntário e é necessário obter consentimento informado, também para recolher dados junto de outros informadores, excepto em situações particulares (exemplo: menores de idade, imposição legal, etc.).

Que instrumentos de avaliação são utilizados?

Os instrumentos utilizados têm estudos psicométricos associados, isto é, foi verificado a validade e fiabilidade dos resultados com pessoas de populações específicas e como tal, a avaliação mede as áreas em estudo, com base na natureza normativa, respondendo diretamente às necessidades de informação e objetivos estabelecidos.

E depois da aplicação dos instrumentos de avaliação?

A avaliação, interpretação de resultados e conclusões, o diagnóstico, relatório, intervenção e recomendações são fundamentados nos resultados dos testes, na observação clínica e na recolha de informação pertinente (anamnese), sendo essenciais para uma avaliação compreensiva.

No final, é elaborado um documento escrito (relatório) que permite dar resposta aos objetivos do processo de avaliação. É realizada uma consulta, onde se entrega o relatório e se explica os resultados e conclusões da avaliação.

Se considera relevante realizar um processo de Avaliação Psicológica, aconselhe-se com o seu Psicólogo ou Médico, para avaliar a pertinência e adequação dos seus motivos. No nosso centro, os psicólogos dos núcleos infantil/juvenil e de adultos, estão preparados para a realização de avaliações psicológicas.

Artigos relacionados

Um dos meus melhores amigos é constantemente importunado com a pergunta “E então? Há alguém na tua vida/já conheceste uma rapariga/quando vais assentar/etc?” e derivados intrusivos, bem-intencionados, mas...
O amor é algo efetivamente difícil de definir e compreender. Claramente tem razões que a razão desconhece. O amor é exatamente o oposto à razão, uma vez que...
As relações tóxicas podem estar presentes em diferentes vertentes da nossa vida, nomeadamente nas nossas amizades, no trabalho, nas nossas relações amorosas ou na nossa família. As relações...
Hoje é dia 18 de Outubro de 2021, segunda-feira. Está por esta altura a entardecer e entretanto será noite. É aqui que estamos, fisicamente. É aqui que devemos...
Muitas vezes a necessidade de transformar a nossa postura perante a vida surge devido a um período complicado que enfrentamos no presente ou mesmo por um evento difícil...
A estação mudou, o tempo esfriou, e é agora necessário ir buscar roupa a gavetas que não abríamos há meses. Que gaveta lhe parece mais fácil abrir? Aquela...

Categorias

Autores