Blog

Ajude o seu filho a estudar

  • Organização: confirme os trabalhos de casa e prazos de entrega, ajudando-o a organizar o tempo e a não acumular trabalhos.

  • Arrumação: o local onde o seu filho estuda deve estar limpo e arrumado. Pode incutir-lhe inclusivamente essa responsabilidade.

  • Conforto: é importante verificar a luminosidade, temperatura e ventilação. Quanto mais confortável o seu filho estiver, mais fácil se tornará estudar.

  • Postura: certifique-se que o seu filho adota uma postura adequada. Estudar na cama ou no sofá não será a opção mais correta. Incentive o seu filho a sentar-se numa cadeira, apoiando-se numa mesa.

  • Início: ajude o seu filho a organizar o local de estudo. Deve ter todo o material necessário à mãe, a fim de evitar levantar-se e, consequentemente, distrair-se durante o estudo.

  • Não dê respostas: ajude o seu filho a esclarecer dúvidas mas não responda por ele. Ajude-o a raciocinar e a alcançar a resposta.

  • Sem distrações: elimine todas as fontes de distração, como o computador, televisão, tablet ou telemóvel.

  • Igualdade: enquanto o seu filho estuda, não faça algo que seja mais interessante. Tente fazer algo parecido, como ler um livro.

  • Valorize o seu filho: mostre interesse naquilo que o seu filho está a estudar e peça-lhe para que lhe explique os conteúdos.

  • Ajude com cautela: não se esqueça que a forma como as crianças aprendem atualmente difere da forma como os pais aprenderam, por isso, não tente impor a sua forma de resolver as coisas.

  • Regras: estabeleça com o seu filho um local e horário de estudo. Deste modo ajuda-lo-á a organizar-se e a criar uma rotina.

Artigos relacionados

Imagine que na escola se fazia um concurso: Vamos todos copiar do quadro, o mais depressa possível, sem erros…. mas…. nenhum aluno pode usar óculos. Era injusto, não...
O Mutismo Seletivo, categoriza-se como uma Perturbação de Ansiedade da Infância e manifesta-se pela ausência de comunicação verbal em situações específicas (e.g. escola ou situações sociais particulares, etc.)...
Todos estamos habituados aos desejos ou resoluções de ano novo. Algumas pessoas fazem-no apenas por ser uma tradição da meia noite, outras fazem-no de forma mais reflexiva sobre...
O conceito de adolescência e o interesse científico por este período do desenvolvimento humano é algo de relativamente recente, existindo razões sociológicas e culturais para estes factos. À...
Como facilitar o desenvolvimento e expansão das frases da criança? Como contornar as respostas fechadas? Anterior ao discurso surge, primeiramente, a capacidade de comunicar. A Comunicação constitui o...
“A infância de hoje está exposta a uma orgia digital”, diz Michel Desmurget na sua interessantíssima obra: “A fábrica do cretino digital”. Uma leitura, aliás, recomendada a todos...

Categorias

Autores