Intervenções

Demências

Mais do que memória: preservar a autonomia, a dignidade e a qualidade de vida.

As demências são doenças neurodegenerativas que afetam não só a pessoa, mas também a sua família. Com a intervenção adequada, é possível estimular as capacidades preservadas, melhorar a qualidade de vida e oferecer apoio essencial aos cuidadores.

O que são?

As demências são perturbações neurodegenerativas que afetam a memória, o raciocínio e a autonomia no dia-a-dia. Doenças como a Doença de Alzheimer ou o Parkinson comprometem progressivamente a cognição e o comportamento, tendo um forte impacto na vida da pessoa e dos seus cuidadores.

A intervenção nas demências visa retardar a progressão dos sintomas, otimizar as capacidades preservadas e apoiar a família no cuidado diário, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Demências

Quando recorrer a uma consulta?

É aconselhável procurar acompanhamento quando surgem sinais como:

 

Identificar os primeiros sinais de demência é essencial para um acompanhamento atempado, permitindo retardar a progressão dos sintomas e melhorar a qualidade de vida com o apoio especializado.

Em que situações uma consulta pode ajudar?

O acompanhamento especializado pode ser benéfico para:

Intervenção nas Demências no Nosso Centro

No nosso Centro, oferecemos uma abordagem integrada para a intervenção nas demências, que incluem:

Videos relacionados

Livros relacionados

Depressão muito para além da tristeza

As consequências de uma depressão são enormes, podendo mesmo em casos mais graves instalar-se um sentimento de desesperança que conduz a pessoa para um «local» do qual não consegue ver uma fuga possível, ou onde a única saída vislumbrada passa por colocar termo à vida, sendo esta uma saída sem retorno, uma solução definitiva para um problema transitório.

É assim impreterível que sujeitos com depressão recebam ajuda especializada o mais precocemente possível, com o intuito de minimizar os danos.

Artigos de blog relacionados

O termo Neuropsicologia, foi, principalmente, concebido por Luria em 1981, como a ciência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano, e talvez seja essa...
Como tem estado o seu sono? Também é daqueles que tem “tempo para descansar quando morrer”? Ou que acha que “só os fracos e preguiçosos é que têm...
Sabia que a avaliação psicológica é um ato exclusivo da Psicologia e um elemento distintivo da autonomia técnica dos psicólogos, em relação a outros profissionais? A avaliação psicológica...
Quanto mais cedo se inicia a intervenção, maior é o impacto na qualidade de vida da pessoa com demência e dos seus cuidadores.
Marque uma consulta e receba o acompanhamento especializado que precisa.