Psicologia e Psicoterapia

Psicologia Infantil e Juvenil

Ansiedade? Dificuldades escolares? Separação dos pais ou nascimento de um irmão? Morte de um familiar?

Crescer e aprender pode ser um enorme desafio e pode gerar crise na criança.

O que é Psicologia Infantil e Juvenil?

A consulta de Psicologia Infantil e Juvenil destina-se a crianças e adolescentes mas também aos pais que as acompanham nesta jornada. O objetivo da psicologia infantil é promover e facilitar o desenvolvimento psicológico, comportamental e emocional da criança. Apesar de muito novas, as crianças passam por muitos desafios, problemas e até mesmo crises. Não devemos ignorar o seu sofrimento nem desvalorizar aquilo que sentem, pois isso terá impacto na sua saúde mental e na vivência da sua adultez.

A consulta de Psicologia Infantil e Juvenil pode traduzir-se num apoio pontual e mais curto ou num processo psicoterapêutico continuado que ajude a criança e a sua família no seu processo de crescimento e desenvolvimento.

Quando recorrer?

A Consulta de Psicologia Infantil e Juvenil pode ocorrer em qualquer idade, na infância e adolescência. As crianças sentem medo, ansiedade e deprimem. Só que não o expressam da mesma forma que os adultos. Os seus problemas e angústias traduzem-se muitas vezes em agressividade, alterações de comportamento e regressões nos estádios de desenvolvimento.

Através da Consulta de Psicologia Infantil e Juvenil procuramos compreender o que está a acontecer com a criança e ajuda-la a lidar com os sintomas, sentimentos, pensamentos e comportamentos. Se para um adulto é difícil gerir algumas situações sozinhos, imaginemos como o será para uma criança.

Em que situações pode ajudar?

Os sintomas não tratados provocam disfuncionalidade e interferem no desenvolvimento normal das crianças, bem como na forma como se relacionam com os pais, os amigos e os professores.

Vídeos relacionados

Artigos relacionados no nosso Blog

Como tem estado o seu sono? Também é daqueles que tem “tempo para descansar quando morrer”? Ou que acha que “só os fracos e preguiçosos é que têm...
As crianças crescem num mundo dominado por adultos: ordens, tarefas, perguntas, instruções, coisas para memorizar e horários. O mundo já está programado, e elas só têm que cumprir...
Com a devida autorização da querida B. que acompanho em consulta, partilho o seu texto, para refletirmos que cada fase de desenvolvimento tem os seus desafios e que...
Não deixe a criança lidar sozinha com as suas dificuldades.
Marque uma consulta hoje mesmo!