No decorrer do desenvolvimento de muitas crianças, surgem, por vezes, dificuldades na articulação dos sons da fala.
Algumas das vezes as fragilidades relacionam-se com o desenvolvimento fonológico, ou seja, com a organização dos sons, com a consciência e discriminação dos mesmos. Outras vezes, são desencadeadas por alterações ao nível da função e/ou das estruturas orofaciais, que têm influência na articulação dos sons. As alterações articulatórias podem ainda ser justificadas por uma combinação de ambas.
A aquisição dos sons é sequencial e aos cinco anos é esperado que a criança já produza todos os sons.
Seguidamente partilha-se um conjunto de estratégias que poderão ser colocadas em prática para promover a correta articulação dos sons da fala:
- Dê o modelo correto quando produz de forma incorreta e solicite que mantenha o contacto ocular e imite os movimentos dos lábios/língua que está a produzir. Deve dizer a palavra corretamente e devagar para que a criança tenha o modelo correto e exagerar os movimentos dos lábios/língua/bochechas, deverá também fazer variações de entoação para realçar a o som/sílaba em que revela dificuldade;
- Repita o som, em que a criança apresenta dificuldade, articulando-o de forma exagerada, por exemplo, diz “dato” em vez de “gato”, exageramos no som /g/;
- Recorra à segmentação silábica, por exemplo, diz “pato” para “prato”, produzimos PRA-TO (podemos recorrer ao bater das palmas) e depois podemos sugerir que experimente a criança;
- Peça que repita quando não se faz entender e ajude a reformular, pedindo que aponte, que faça gestos, que vá buscar, que diga por outras palavras;
- Recorra ao espelho para mostrar como se fazem determinados sons e para que a criança os tente produzir com este apoio;
- Encoraje a dizer as palavras de forma correta e elogie-a quando consegue melhorar a produção.
Quando as famílias se deparam com alterações articulatórias nas suas crianças é importante recorrerem à consulta de Terapia da Fala para que se avalie e diagnostique eventuais alterações.