PRIMEIRO PASSO: Livre-se de tudo o que tem em casa e não é saudável. Por vezes, temos dificuldade em perceber o que não é uma boa escolha…
1. Vem numa embalagem e tem validade superior a um mês?
2. Tem uma longa lista de ingredientes?
3. Menciona na lista de ingredientes, açúcar/sal/gordura?
Se respondeu Sim à maioria das perguntas está
na altura de mudar essa realidade! Como?
- Faça uma lista de compras do que efetivamente precisa
- Passe apenas nos corredores do supermercado onde tem os produtos que precisa
- Faça compras sem fome!
- Se possível vá às compras pelo menos 1 vez/semana
- Esteja atento à lista de ingredientes (outras formas “escondidas de açúcar”, se acabar em “ose” ou tiver o nome “xarope”. Outras formas de referir gordura (óleo vegetal, óleo parcialmente hidrogenado, óleo de palma/milho/soja, gorduras trans ou interesterificadas, pasta de cacau, lecitina de soja, gema de ovo).
Dicas | Base das compras
Frutas e vegetais - procure variar e adquirir os da época. Caso não tenha possibilidade de adquirir mais do que uma vez/semana vegetais frescos pode optar pelo congelados desde que não sejam transformados (ex: esparregado).
Cereais e grãos integrais - pão escuro, aveia, quinoa, trigo sarraceno, arroz integral, espelta, bulgur, batata-doce e leguminosas (grão, feijão, ervilha, lentilha).
Nozes e sementes sem adição de sal/açúcar - enriquecem a alimentação em fibra, proteína, gorduras “boas”, vitaminas e minerais únicos.
Gorduras saudáveis, vinho e cerveja - prefira o azeite virgem extra como base dos seus cozinhados e temperos. Outras opções saudáveis são o abacate e o óleo de coco virgem. Quanto às bebidas alcoólicas, estão há muito na nossa cultura e são fonte de prazer e descontração, beba moderadamente, 1 a 2 vezes/semana.
Fontes de proteína animal - alterne entre ovos, carne de vaca, frango, peru, pato e coelho sem pele, peixe fresco ou congelado capturado em alto mar.
Commentaires