A insónia caracteriza-se por uma alteração na qualidade e no tempo de duração do sono, estando ligada frequentemente a uma agitação fisiológica ou psicológica. Estima-se que cerca de 30% da população adulta já sofreu de insónia, pelo menos uma vez. Pode trazer ao sujeito sofrimento pela incapacidade de dormir, levando a um ciclo vicioso, já que o facto da pessoa tentar adormecer e não conseguir, aumenta o seu nível de frustração e ansiedade.
A insónia pode ser experimentada de 3 formas: dificuldades iniciais do sono (dificuldade para adormecer); dificuldades intermédias do sono (acordar a meio da noite e não conseguir voltar a dormir); dificuldades finais do sono (acordar de manhã demasiado cedo).
Os principais sintomas são:
- fadiga;
- dificuldades de concentração e raciocínio;
- irritabilidade;
- ansiedade;
- dores de cabeça.
Quando a pessoa sofre de insónias a médio e longo prazo, podem ainda surgir determinadas complicações que se refletem a nível físico e psicológico:
Sintomas Físicos:
- défice no funcionamento do sistema imunitário
- obesidade
- risco de doenças do coração
- risco de diabetes;
- entre outros.
Sintomas Psicológicos:
- dificuldades de concentração e raciocínio;
- depressão;
- problemas de memória;
- entre outros.
A hipnose clínica permite ajudar a pessoa a analisar os seus pensamentos e distinguir os produtivos dos ruminantes; promover hábitos saudáveis de sono; verificar de entre todas as alternativas, quais as que podem resolver o seu problema mais facilmente; relaxar o corpo e a mente para que o sujeito consiga ter uma boa qualidade de sono, desligando-se do stress do dia-a-dia.
A hipnoterapia pode ajudá-lo a ter um sono tranquilo e reparador!
Comments