Existem diferentes formas de comunicar. Podemos comunicar através do não-verbal, da linguagem oral ou da linguagem escrita. A comunicação não verbal é a primeira forma de comunicação que a criança apresenta, como é o caso do contacto ocular, do sorriso, do choro, do gesto, da expressão facial. A comunicação não-verbal é base para o desenvolvimento dos outros tipos de comunicação, sendo por isso importante que os parceiros comunicativos adotem um papel de sintonia no estabelecimento de comunicação com a criança e deixem crescer a interação.
Neste sentido, apresentam-se estratégias que poderão ser adotadas:
- Privilegiar uma posição face-a-face no momento de interação, promovendo o contacto ocular (pode fazer ligeira pressão no queixo para que a criança estabeleça contacto ocular consigo);
- Promover a atenção conjunta: inicie a atenção conjunta mostrando ou apontando para determinado objeto/imagem na tentativa de que a criança responda a atenção conjunta seguindo a direção do olhar, do apontar;
- Criar oportunidades comunicativas e esperar pela resposta da criança, utilizando uma expressão motivante e atitude expectante, o que aumenta as possibilidades de a criança tomar a iniciativa nas situações de comunicação;
- Criar pausas nas atividades, proporcionando oportunidades para que seja a criança a fazer de forma autónoma;
- Imitar o comportamento da criança ou seguir a sua iniciativa, de forma a expandir a atividade/ação;
- Realizar comentários sobre as atividades que realizam em conjunto;
- Reforçar positivamente a criança, permitindo desenvolver/fortalecer/manter os comportamentos comunicativos e reduzir os comportamentos indesejáveis;
- Recorrer/potenciar o desenvolvimento do jogo simbólico, que possibilita o desenvolvimento de competências comunicativas (contacto ocular, atenção conjunta, gestos).
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